A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO CURSO DE ACUPUNTURA



A partir da experiência que tenho em ensino de diversos cursos de formação na área de Medicina Chinesa Tradicional, especialmente a ACUPUNTURA, percebo que nada ensina mais e melhor que a prática paciente e detalhada.
Horas a fio de aulas ou leituras teóricas não substituem, na formação de um acupunturista por exemplo, a aprendizagem prática da localização de cada acuponto e suas diferenças sutis em cada pessoa. Os fluxos energéticos em cada meridiano precisam, não somente ser aprendidos do ponto de vista anatômico, mas ser sentidos e percebidos pela sensibilidade e experiência de um acupunturista cuidadoso. Do contrário, nosso trabalho fica extremamente mecânico e, pior que isso, ineficiente.
Para tanto, procuro trabalhar com meus alunos de forma a integrar teoria e prática em cada uma de nossas aulas de acupuntura, de modo que eles tenham uma formação consistente no sistema terapêutico que vêm procurando internalizar.
E fico realmente esperando que eles venham a ser acupunturistas sensíveis e competentes, para o bem da saúde de todos e do nosso planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário